Realização da tendência de alta ou reversão?







Tudo bem que esperávamos uma realização conforme o post anterior, mas precisava cair tudo isso?

Será que de acordo com a intensidade da queda desta semana, o Ibovespa não pode estar preparando uma reversão da sua tendência de alta? O fato é que a linha de tendência de alta (LTA) foi perdida e, portanto, o belíssimo canal de alta iniciado em março deste ano foi comprometido.

O Índice Bovespa corrigiu forte tendo uma semana de queda como há muito tempo não se via. Podemos perceber que a LTB dada pelo gráfico semanal foi providencial e é ela que neste momento está conduzindo o processo de realização do Ibovespa.

Gráfico Diário do Ibovespa
Gráfico Diário do Ibovespa

Na semana que passou o Ibovespa não só perdeu o suporte e importante divisor de águas nos 58 mil pontos como também foi direto testar o suporte intermediário nos 56.900, onde terminou a semana. De acordo com a tendência de alta iniciada desde março deste ano, nós temos até os 55.260 pontos para cair sem que haja uma reversão de tendência. Tudo isso já começa ficar interessante para responder a pergunta do título deste artigo semanal.

Outra questão fundamental para o comportamento dos preços é que o fundo anterior seja do gráfico diário ou do gráfico semanal, também passa 55.200/55.000 pontos. Além disso, é nesta mesma região onde passa a média móvel exponencial de 200 períodos (MME200) de acordo com o gráfico semanal. Sendo assim, é possível entender que é uma região candidata a fundo embora ainda esteja um pouco cedo da minha parte falar isso, até porque não tivemos um teste na região e, portanto, não é possível identificar o comportamento dos preços.

Gráfico Semanal do Ibovespa
Gráfico Semanal do Ibovespa


Qual a gravidade da queda da semana passada?


Tecnicamente falando nenhuma! O Ibovespa precisava de uma realização até porque a relação risco x retorno não estava nem um pouco interessante depois do mercado ficar muito próximo do objetivo dos 63 mil pontos, que por sinal ainda é válido. A grande preocupação agora é se, pelo gráfico diário, o Ibovespa fazer um topo mais baixo que o deixado nos 62.300 pontos perdendo os 55.200 pontos logo na sequência. Se tiver alguém esperando (ou torcendo) por uma reversão da tendência de alta tanto no gráfico diário como no gráfico semanal está ai a maneira técnica de isso acontecer. Caso contrário, nós ainda devemos olhar para o norte.


A situação é delicada


O canal de alta de curto prazo foi comprometido, mas o fundo anterior não. Da mesma intensidade que o Ibovespa subiu, também caiu. Isso diz respeito principalmente aos principais condutores da alta, que são os bancos, Petrobrás e elétricas. Para voltar a sinalizar uma retomada na tendência de alta é preciso que o próprio índice mostre sinais de fundo, já que a relação de risco x retorno das operações (especialmente para swingtrade) está de volta e bastante favorável para compra.


Paciência é a palavra chave


Não há como descobrir onde será o fundo. Para isso existe a análise técnica, já que o mercado vai dando seus sinais e nós vamos rastreando o movimento em busca das melhores oportunidades seja pelo nosso perfil ou pela qualidade técnica apresentada no gráfico.  Por fim, afirmo que tecnicamente não há uma reversão de tendência, porém a forte queda dá certo choque de expectativa, mas não de resultados. Devemos rastrear tendências e nada mais.

Abraços,


Raphael Figueredo




Deixe o seu comentário: